Muitos professores, confrontados com tais comportamentos, sentem-se ansiosos antes de entrar na aula, durante a aula e depois das aulas. Os pais receiam pelo que possa acontecer aos seus filhos. Os alunos sentem um clima de insegurança e medo nas escolas.
Várias pessoas consideram a indisciplina como um dos principais problemas nas escolas actuais, mas podemos perguntar: qual o maior factor de indisciplina escolar ou de violência juvenil? Para uns é a falta de valores (familiares, escolares e sociais), para outros a falta de perspectivas quanto ao futuro, para outros um sistema de rupturas. Sabe-se que muitos professores sofrem imenso com o ambiente de extrema indisciplina.
Se o ultimo estudo acerca da violência realizado no nosso pais, é revelador de parte da realidade que ultimamente tem existido nas nossas escolas, também outras informações muito recentes deixam-nos estupefactos.
Poder-se-à perguntar como é possível que tais situações ocorram. Custa a acreditar, mas infelizmente são factos.
Para melhorar o ensino e favorecer ou aprendizagem, varias pessoas destacam o papel de comunicação utilizando na sala de aula e na escola.
Os alunos, principalmente os pré-adolescentes, nem sempre se sentem seguros das suas capacidades. Se o professor ataca os seus comportamentos, a pior das consequências não é o aparecimento de comportamentos indisciplinados, mas sim uma atitude conformista, reflexo de sentimentos de auto desvalorização.
Nas situações de violência escolar, o apoio da família, dos professores e dos amigos é muito importante. Já que a comunicação, vivenciada, de escuta e de apoio, é um poderoso instrumento de intervenção na indisciplina escolar.
Todos dizem que o rio é violento mas ninguém culpa as margens que o comprimem.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Gravidez e Aborto na adol...
. Droga
. Turma